Baralho da Geometria Analítica

Aplicado pela Bolsista Diana Karyna Wilhelm, na turma do 3º ano A do Ensino Médio, na escola parceira Nilza.
Objetivo:
Praticar a resolução do conteúdo ensinado em sala, instigar o espirito competitivo e estimular o raciocínio lógico para a resolução dos mesmos mentalmente.
Recursos:
6 baralhos com 72 cartas cada, contendo perguntas e respostas do conteúdo de geometria analítica: distância entre pontos, ponto médio e baricentro.
Metodologia:
A sala será dividida em 6 grupos, cada um com 1 baralho. Um jogador embaralha as cartas e distribui 4 para cada um dos jogadores do grupo e o restante das cartas ficam amontoadas no centro da mesa, o jogador sentado à direita de quem deu as cartas começa o jogo pegando uma carta no monte, e jogando uma carta no “lixo”, ficando sempre com 4 cartas na mão. A cada jogada, os participantes devem juntar as cartas que formam pares, sendo uma com a pergunta e outra com a resposta, e reservar. Ganha quem atingir o objetivo de formar 2 pares de cartas em sua mão.
  

    

 

Relato da Atividade:

Iniciado o jogo, notei muita dificuldade em compreender o jogo, pois nessa sala nenhum aluno conhecia nenhum jogo de baralho, para explicar peguei dois alunos e simulamos uma partida, nesse momento todos entenderam e começaram a jogar, percebi também pequenas dificuldades em relação às contas, mas no decorrer do mesmo todas as dúvidas foram esclarecidas. Os ganhadores ganharam pirulitos, assim como os demais também ganharam no final da aula. Segundo eles, a atividade foi muito enriquecedora e divertida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s