Resumos

O USO DO SOFTWARE WINPLOT NO ENSINO DE FUNÇÕES: Uma proposta desenvolvida pelos bolsistas do PIBID no Ensino Médio

 

José Pedro Custódio Netto (UNEMAT/Sinop) – josepedronetto@hotmail.com

Leoni Fernandes Ramos (UNEMAT/Sinop) – leonisnp1@gmail.com

Neuri Antonio de Oliveira Jr (UNEMAT/Sinop)  – neuri13@hotmail.com

Wallif da Silva Rocha (UNEMAT/Sinop) – wallifrocha@gmail.com

GRUPO DE TRABALHO 5: Educação Matemática

RESUMO

 Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) com alunos do Ensino Médio envolvendo  conceitos de funções afim e quadrática com auxílio dos recursos gráficos do Software Winplot. O Winplot é um programa livre que plota gráficos de funções de uma e de duas variáveis (em 2D e 3D) de forma rápida e simples e com baixo esforço computacional e é frequentemente utilizado no ensino médio e superior nas aulas de Matemática. A primeira etapa do desenvolvimento desta atividade ocorreu em forma de minicurso  em um evento denominado de  “II Semana da FACET” no Laboratório de Informática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com alunos do ensino médio e do Curso de Licenciatura em Matemática. A segunda etapa ocorreu na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino somente com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento do minicurso houve de início uma apresentação sobre o software que seria utilizado e a seguir o desenvolvimento das atividades envolvendo conceitos de funções afim e quadrática. Estas atividades propuseram que os coeficientes das funções fossem sendo variados, para que os alunos estabelecessem as relações existentes entre os coeficientes e o gráfico das referidas funções. Durante o desenvolvimento do minicurso percebeu-se que os alunos ficaram encantados com as possibilidades de construção e visualização gráfica propiciada pelo Winplot e também, que o objetivo proposto para o minicurso foi alcançando. Em especial, os alunos do ensino médio que estavam estudando Geometria Analítica naquele período perceberam que a construção gráfica possibilitada pelo software poderia auxiliá-los em seus estudos e assim, atendendo a solicitações, o grupo de bolsistas ministrantes do PIBID desenvolveu uma oficina com os alunos da referida escola com instruções de instalação e construção de gráficos de funções em horário contraturno.

 

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Funções. Software Winplot.


 ATIVIDADES DE ARTICULAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/MATEMÁTICA/SINOP

Caroline Deon (UNEMAT/Sinop) – carolinedeon@hotmail.com

Diana Karyna Wilhelm (UNEMAT/Sinop) – dika_w@outlook.com

Henrique Andrade Karsburg (UNEMAT/Sinop) – henrique_karsburg@hotmail.com

Vera Lúcia Vieira de Camargo (UNEMAT/Sinop) – vera@unemat-net.br

GRUPO DE TRABALHO 5: Educação Matemática

 RESUMO

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio dos projetos participantes de instituições de educação superior visa promover a inserção de estudantes dos cursos de licenciatura no contexto das escolas de educação básica da rede pública. Com essa perspectiva, o subprojeto “Iniciação à docência com tecnologias” do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus de Sinop, por meio de seus bolsistas de Iniciação à Docência (ID) vem realizando ações em uma escola pública do município de Sinop, parceira do projeto, visa proporcionar aos licenciando/bolsistas a iniciação à atividade docente. Nesse contexto, torna-se fundamental que o bolsista de ID conheça as principais teorias de aprendizagem que explicam como o indivíduo constrói o seu conhecimento, bem como as diferentes metodologias de ensino, para estes sejam capazes de enfrentar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática em sua atuação docente. Nessa perspectiva, este trabalho visa apresentar as atividades que vem sendo desenvolvidas pelos bolsistas do subprojeto em referência que visam promover o estabelecimento da articulação entre teoria e a prática docente, dentre elas podemos citar: leituras de livros e artigos científicos sobre as teorias de aprendizagem e o uso de diferentes metodologias e de tecnologias no ensino da matemática. Estas leituras são socializadas por meio de apresentações orais e individuais nas reuniões realizadas quinzenalmente com bolsistas de ID e a coordenação de área. Além disso, outras atividades também são desenvolvidas como: a realização de oficinas, elaboração de vídeo aulas contendo resolução de exercícios matemáticos para serem inseridas posteriormente  em um canal do Youtube criado pelos bolsistas e simulação de aulas baseadas em teorias de aprendizagem e metodologias diferenciadas. Este subprojeto está em seu segundo ano de desenvolvimento e pode se perceber avanços no grau de envolvimento dos bolsistas de ID com as questões educacionais e suas visões a respeito da educação e também são constatadas melhorias notáveis na capacidade comunicativa dos bolsistas de ID.

 

Palavras-chave: Ensino da matemática. PIBID. Docência.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UNEMAT NA ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO

 

Claudiane Gudes Pereira (Unemat/Sinop) – claudinha_gta_mt@hotmail.com

Thalia de Souza Rocha (Unemat/Sinop) – statayer@gmail.com

Luciana Mafalda Elias de Assis (Unemat/Sinop) – lucianam@unemat-net.br

Vera Lúcia Vieira de Camargo (Unemat/Sinop) – vera@unemat-net.br

 G T 05: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 RESUMO

Este trabalho visa apresentar as atividades docentes que estão sendo desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do subprojeto “Iniciação à Docência e o uso de Tecnologias”  do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Este subprojeto está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que visa preparar e valorizar a formação de professores para atuar na educação básica por meio da inserção de alunos da licenciatura no contexto das escolas públicas. Nesse sentido este subprojeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2014 em parceria com a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino no Município de Sinop. As principais ações desenvolvidas pelos bolsistas na escola são:  realização de monitorias durante as aulas do professor supervisor,  oferecimento de aulas de apoio de conteúdos matemáticos destinadas aos alunos em horário oposto, bem como a participação efetiva no planejamento semanal do professor supervisor da escola. Estas atividades dinamizam as aulas e dão apoio para que os alunos superem suas dificuldades de aprendizagem em matemática. Por outro lado, as vivências e práticas pedagógicas dos bolsistas/licenciando nas atividades da escola favorecem condições para o desenvolvimento de várias habilidades profissionais da docência que vão sendo construídas no decorrer destas experiências. Desde o início do desenvolvimento deste projeto na escola até o momento atual pode se perceber o aumento do envolvimento e reconhecimento dos bolsistas de iniciação à docência pela comunidade escolar e a evolução em suas capacidades de se comunicar

 

Palavras-chave: Ensino de matemática. PIBID. docência.

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