Seminários/Palestras/Oficinas

            Estas atividades tem por objetivo abordar e discutir temas relacionados com o ensino da Matemática, com ênfase no uso das Tecnologias. Para tal, quinzenalmente os bolsistas se reúnem com a coordenação de área no Campus de Sinop / UNEMAT para apresentação de seminários temáticos, apresentação de palestras, realização de grupo de estudos,  preparo e socialização  de oficinas, minicursos, desenvolvimento de projetos,  visando com isso estimular os bolsistas de ID para o desenvolvimento de sua leitura, escrita, oralidade e criticidade  e, além disso, desenvolver trabalhos para divulgar as ações do projeto por meio de apresentações em eventos científicos.

2017/2

CICLO DE PALESTRAS REALIZADO EM 2017/2

             Foram apresentadas seis palestras que foram proferidas por professores convidados com o objetivo de discutir e aprofundar temas relacionados com o ensino e aprendizagem da Matemática e foram direcionadas para os bolsistas de ID e professores do projeto.
1) Palestra sobre “ A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” Proferida pelo Prof. Me. Hércules Gimenez da Escola CEJA de Sinop em 20/04/2017 no auditório da escola.
2) Palestra sobre “ EDUCAÇÃO PREVENTIVA: VIDA SIM, DROGAS NÃO” Proferida pelo Prof. Me. Edivaldo Sant’Ana Lourenço da UNEMAT da FAEL da UNEMAT/Sinop em 16/10/2017. (Fotos nos Anexos 108 e 109)
3) Palestra: INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR Proferida pelo Prof. Dr. Josivaldo Constantino da FAEL da UNEMAT/Sinop em 13/11/2017. (Fotos nos Anexos 112 e 113)
4) Palestra: RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Proferida pelo Prof. Dr. Miguel T. Koga da FACET da UNEMAT/Sinop em 30/10/2017.(Fotos nos Anexos 112 e 113 )
5) Palestra: MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Proferida pelas Profas. Dra. Vera Lúcia V. de Camargo e Ma. Polyanna Possani Petry da FACET da UNEMAT/Sinop em 27/11/2017. (Fotos nos Anexos 114,115 e 116)
6) Palestra: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Profa. Ma. Thiélide Pavanelli Troian da FACET da UNEMAT/Sinop em 18/12/2017.(Fotos nos Anexos 117 e 118)

APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS  EM 2017/2

        Foram apresentados sete seminários pelos bolsistas de Iniciação à Docência, que foram divididos em grupos e orientados pela professora coordenadora do subprojeto tendo como objetivo aprofundar os estudos sobre as Teorias de Aprendizagem nas perspectivas de teóricas de  Ausubel, Novak, Piaget, Vygotsky, Rogers e Leontiev.
  1. Tema:TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Tendências Behaviorista (Empirista), Inatista e Interacionista (Relacional) por Profa. Vera Lúcia V. de Camargo em 02/10/2017.
  2. Tema: A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL apresentado pelos Bolsistas: Maycon, Henrique e Sandy em 16/10/2017. Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira. (Foto no Anexo 96)
  3. Tema: A TEORIA DE EDUCAÇÃO DE NOVAK E O MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GOWIN (MAPAS CONCEITUAIS) apresentado pelas Bolsistas: Edinéia e Daniele em 30/10/2017.Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira. (Fotos nos Anexos 102 e 103)
  4. Tema: A TEORIA DA MEDIAÇÃO DE VYGOTSKY apresentado pelas bolsistas: Andréia, Raquel e Karoline em 13/11/2017.Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira. ((Foto no Anexo 104)
  5. Tema: TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV apresentado pelos bolsistas: Alexandre, Jhordan e Gabriel em 27/11/2017. Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira.(Fotoscno Anexo 97 e 98)
  6. Tema: A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET apresentado pelas bolsistas: Elaine e Thaísa em 04/12/2017.Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira. (Foto no Anexo 101)
  7. Tema: A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE DE ROGERS apresentado pelos Bolsistas: Lucas, Thalita e Alisson em 18/12/2017. Capítulo do Livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antônio Moreira.(Fotos nos Anexos 99 e 100)

    GRUPO DE ESTUDOS REALIZADOS EM 2017/2

                 Os grupos de estudos foram realizados com os bolsistas de ID sob coordenação Prof. Evandro Pereira Neves do Centro Educacional, sobre temas como: 
    1. (TDAH) déficit de atenção e hiperatividade;   2)  Autismo; 3) Inteligências Múltiplas, Discalculia/Dislexia; 4) Dificuldades de Aprendizagem (Anexo 119)

2017/1

CICLO DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS 2017/1

  •  Oficina de Produção de Vídeo em quadrinhos com o Aplicativo Pixton  em 05/06/2017

IMG-20170619-WA0004
Bolsistas de ID Maycon e Thalita ministrantes da Oficina de Produção em Quadrinhos no Pixton em 19.06.2017. 

IMG-20170619-WA0007

IMG-20170619-WA0006
Trabalhos realizados durante a realização da oficina
  • Oficina de Produção de Vídeo com o Aplicativo Powtoon em 05/06/2017 

20170618_002254
Bolsistas de ID Claudiane e Raquel ministrantes da Oficina de Produção de Vídeo com o Aplicativo Pownton em 05/06/2017.
  • Oficina de Produção de Vídeo com Power Point em 22/05/2017

20170522_163341
Bolsistas de ID Diana, David e Gabril ministrando a Oficina de Produção de vídeos no Power Point em 22/05/2017.
20170522_163222
Bolsistas de ID durante a realização da Oficina de vídeo no  Power Point em 22.05.2017.

Apresentação dos vídeos de curta duração produzidos como atividade                                   da  oficina  pelos bolsistas de ID em  05/06/2017.            

  •  Oficina de Edição de vídeo com Movie Maker em 08/05/2017

    IMG-20170523-WA0003
    Bolsista de ID Elaine com o auxílio de Andréia e Claudiane ministrando a Oficina sobre Movie Maker em 08/05/2017.

20170523_001714

Bolsistas de ID Edinéia, Daniele, Luziane, Jéssica, Gabriel, Thalita e Sandy com o auxílio da bolsista Claudiane durante a realização da oficina em 08/05/2017.
20170523_001450
Bolsistas: Andréia, Elaine, Jhordan, Maurinete, Raquel, Thalita, Gabriel durante a realização da oficina em 08/05/2017.

                  Apresentação dos vídeos de curta duração produzidos como atividade                           da oficina  pelos Bolsistas: Gabriel, Jhordan, Andréia, Thalita e Sandy  em                              22/05/2017.

PROJETO: PROBLEMAS DE MALBA TAHAN EM VÍDEO

  •  Mostra de vídeos produzidos pelos bolsistas  em 23/01/2017 

    Esta atividade teve como objetivo apresentar os problemas do livro de Malba Tahan em forma de vídeo para que os bolsistas utilizassem os conhecimentos adquiridos nas Oficinas realizadas e discutissem os conceitos matemáticos subjacentes à cada solução apresentada pelo Homem que Calculava.  Estiveram presentes na mostra os bolsistas de ID e os professores: Adriana, Chiara, Emivan, Rogério Gonçalves, Thiélide e Vera. Cada bolsista teve a oportunidade de apresentar o seu vídeo produzido e a seguir os professores fizeram suas considerações com o intuito de contribuir na versão final. Os vídeos produzidos para este projeto podem ser acessados  em videospibid.ga

2016

SOCIALIZAÇÃO DOS VÍDEOS ANIMADOS PRODUZIDOS COM O APLICATIVO EXPLEE 12/12/2016

37 (25)
Bolsista Claudiane
37 (24)
Bolsista David
37 (21)
Bolsista Maycon
37 (16) - Cópia
Bolsista Wallif
37 (15) - Cópia
Bolsista Raquel
37 (13) - Cópia
Bolsista Elaine

ESTUDO DO LIVRO AS FASES DA TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE MARCELO BORBA, RICARDO DA SILVA E GEORGE GADANIDIS

36 (4)
Seminário: Apresentação dos bolsistas Claudiane e Henrique 
36 (3)
Seminário: Apresentação dos Capítulos IV e V do Livro Fases das Tecnologias Digitais e Educação Matemática pelos bolsistas Claudiane e Henrique em 21.11.2016.
36 (1)
Bolsistas presentes no Seminário do dia 21.11.2016.
35 (1)
Seminário: Apresentação do Capítulo II do Livro Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática pelas bolsistas Thaísa e Raquel em 07.11.2016.

ESTUDO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

34 (3)
Seminário:Apresentação das experiências com Modelagem Matemática na Educação Básica pelos bolsistas: David, Jeferson, Henrique e Diana em 20.06.2016.
34 (2)
Seminário: Apresentação das experiências com História da Matemática e Resolução de Problemas na Educação Básica pelos bolsistas: Maycon, Thaísa, Wallif e Caroline  em 20.06.2016.

APRESENTAÇÃO DE VIDEOAULAS PRODUZIDAS PELOS BOLSISTAS

32_1
Seminário: Apresentação de videoaula produzida pelo bolsista Maycon em 23/05/2017.
32_3
Seminário: Apresentação da videoaula produzida pelo bolsista David em 23/05/2017.

 ORGANIZAÇÃO DOS MINICURSOS PARA A III SEMANA DA FACET ABRIL/2016

Socialização do minicurso sobre o Clicmat preparado pelas bolsistas Caroline e Diana em 23.05.2016
Bolsistas presentes no Seminário do dia 23.05.2016
20160509_163115
Socialização do minicurso sobre Produção de Vídeo preparado pelos bolsistas Henrique e Neuri para a III Semana da FACET em 09.05.2016.
Bolsistas presentes no encontro de 09/05/2017
Reunião de trabalho da equipe do subprojeto  em 29/02/2016 na UNEMAT

 

MOSTRA DAS PRODUÇÕES DE VIDEOAULAS DOS BOLSISTAS EM MARÇO/2016    

                                                                                                                                                             

Apresentação da videoaula produzida pelo bolsista José Pedro
Apresentação da videoaula produzida pela bolsista Claudiane
Apresentação da videoaula do bolsista Wallif

 

Apresentação da videoaula produzida pelo bolsista Henrique
Apresentação da videoaula produzida pela bolsista Caroline
Apresentação da videoaula produzida pelo bolsista de ID Neuri

 

MINICURSO SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ALIADA AO SOFTWARE GEOGEBRA MINISTRADO PELA Profa. ELISÂNGELA BRUGNERA FEVEREIRO/2016

Bolsistas de ID: Wallif, José Pedro, Claudiane, Neuri e Caroline e Profa. Elisângela.
Bolsistas de ID: Wallif, José Pedro, Claudiane, Neuri e Caroline e Profa. Elisângela.
Profa. Elisângela e bolsista de ID José Pedro realizando experimento para coleta de dados.
Bolsistas de ID: Wallif, José Pedro, Claudiane, Neuri e Caroline e Profas. Elisângela e Vera no encerramento do minicurso.

 

 2015
Seminário: ” O site TedEd e suas possibilidades para  o ensino de Matemática” apresentado pelo bolsista de ID Leoni  em 07/12/15. 
Seminário: “Atividades do Clicmat para o ensino da Matemática”  apresentado pelo bolsista de ID Wallif em 07/12/15 
Seminário: Apresentação do texto “Quatro fases das tecnologias digitais em Educação Matemática”  do Livro de Marcelo Borba  pelos bolsistas de ID: Caroline, Diana e Henrique em 05/10/15.
Palestra sobre “Elaboração de artigos científicos” realizada em 21/09/2015 pela Profa. Dra. Christine  Leus Tomé.

 

Seminário: Apresentação do Seminário “Resolução de Problemas no processo de ensino aprendizagem”  pelas bolsistas: Claudiane, Dijiane e Thalia em 31/08/15.

Seminário: Apresentação de aula  diferenciada utilizando as bases teóricas de Ausubel/Novak pelos bolsistas de ID José Pedro, Neuri, Leoni e Wallif.
  
Seminário: Apresentação de aula diferenciada de Matemática utilizando as bases teóricas de Skinner pelos bolsistas de ID: Caroline, Diana  e Henrique em 17/08/2015

Seminário: Apresentação de aula diferenciada utilizando as bases teóricas de Vygotsky  pelas bolsistas de ID Claudiane, Dijiane e Thalia em 17/08/2015.
Seminário: “A teoria da aprendizagem significante de Rogers” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pelo bolsista José Pedro em 19/03/2015.
   
Seminário: “As pedagogias de Paulo Freire” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pela bolsista Dijiane em 25/03/2015. 
Seminário: “A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pelo bolsista Neuri em 15/04/2015. 
Seminário: “A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pela bolsista Claudiane em 22/04/2015. 
Seminário: “A teoria dos modelos mentais de Jhonson-Laird” (Teorias de Aprendizagem/Marco  Antonio Moreira) apresentado pelo bolsista Wallif em 06/05/2015.

 

Seminário: “A teoria dos campos conceituais de Vergnaud” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pela bolsista Caroline em 13/05/2015. 
Seminário: “A teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira” (Teorias de Aprendizagem/Marco Antonio Moreira) apresentado pela bolsista Diana em 03/06/2015. 
Seminário: “Conceitos da Didática da Matemática” (Didática da Matemática:uma análise da influência francesa/Luiz Carlos Paes) apresentado pelo bolsista Henrique em 17/06/2015. 
Seminário: “Trajetórias do saber e a transposição didática” (Didática da Matemática:uma análise
da influência francesa/Luiz Carlos Paes) apresentado pelos bolsistas Leoni e Thalia em 01/07/2015.  

 2014
Grupo de estudos para produção de material para aplicação em oficina e sala de recursos – Bolsitas de ID Fernanda e Rafaella
Grupo de estudos para produção de aula diferenciada – Bolsistas de ID Dijiane e David
Seminário sobre o tema “Teorias Behavoristas Antigas (capítulo 1)” do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira  (Apresentadora: Bolsistas de ID Rafaella – realizado em 10/09/2014)

 

Seminário sobre o tema “Teorias Cognitivas Antigas (capítulo 2)” do livro Teorias de Aprendizagem 
de Marco Antonio Moreira  (Apresentador: Bolsista de ID  Neuri – realizado em 24/09/2014)
Seminário sobre o tema “A Teoria Behavorista de Skinner” (capítulo 3)” do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira.  (Apresentadora: Bolsista de ID Fernanda – realizado em 08/10/2014)
Seminário sobre o tema “A Teoria das Hierarquias de Aprendizagem de Gagné” (capítulo 4)” do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira  (Apresentador: Bolsista de ID  Eric – realizado em 22/10/2014)
Seminário sobre o tema “A Teoria de Ensino de Bruner” (capítulo 5)” do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira  (Apresentadores: Bolsistas de ID José Pedro e David – realizado em 05/11/2014)
Seminário sobre o tema “A Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget” (capítulo 6)” do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira  (Apresentadora: Bolsista de ID  Claudiane – realizado em 19/11/2014)
Seminário sobre o tema “A Teoria da Mediação de Vygotsky”  do livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira  (Apresentadora: Bolsistas de ID Dijiane – realizado em  26/11/2014)
Profa. Luciana apresentando o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática e  organização das equipes de bolsistas de ID – 19/03/2014
Seminário sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática e  organização das equipes de bolsistas de ID – 19/03/2014
Bolsista de ID José Pedro durante Seminário de apresentação do PPP da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino – 28/03/2014
Bolsistas de ID Claudiane e Fernanda durante Seminário de apresentação do PPP da Escola 
Estadual Nilza de Oliveira Pipino – 28/03/2014
Bolsista de ID Eric durante Seminário de apresentação do PPP da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino – 28/03/2014
Bolsistas de ID Elton e Alexandro durante Seminário de apresentação do PPP da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino – 28/03/2014
Bolsistas de ID Dijiane e Jaqueline durante Seminário de apresentação do PPP da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino – 28/03/2014
Profª Luciana (coordenadora de área) apresentando seminário sobre o tema “O que são tecnologias e por que elas são essenciais” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski em 02/04/2014.
Bolsistas de ID José Pedro e Neuri apresentando seminário sobre o tema “Tecnologias também servem para informar e comunicar” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski – 16/04/2014
Bolsistas de ID Fernanda e Claudiane apresentando seminário sobre o tema “Tecnologias também servem para fazer educação” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski – 30/04/2014
Bolsistas de ID Dijiane e Jaqueline  apresentando seminário sobre o tema “A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski – 14/05/2014.
Bolsistas de ID Rafaella e Eric  apresentando seminário sobre o tema “Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski – 28/05/2014.
Bolsistas de ID Alexandro e Elton  apresentando seminário sobre o tema “Caminhos Futuros nas Relações entre Novas Educações e Tecnologias” do livro Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação de Vani Moreira Kenski – 11/06/2014.
Bolsistas de ID durante grupo de estudos e planejamento para apresentação da oficina Compreendendo o sistema de numeração
 decimal e as representações decimais utilizando o material dourado e jogos virtuais como recursos didáticos realizado em 03/07/2014
Anúncios